Ângela Ferreira – Metodologia Brincadança
………………

A Metodologia Brincadança foi criada pela professora Ângela Ferreira com base em seus estudos em Educação e Dança e na sua experiência prática de sala de aula.

Trata-se de um método de ensino de dança para crianças de 2 a 6 anos que visa a preparação para o aprendizado do Ballet Clássico.

A professora Ângela Ferreira sistematizou neste método, os objetivos e conteúdos a serem desenvolvidos nas aulas de ballet de acordo com as especificidades cognitivas, motoras e psicológicas de cada faixa etária.

Conteúdos: Método Brincadança, A Criança de 2 a 6 anos de idade, Distribuição dos Conteúdos, Planejamento como prática pedagógica, Atividades Práticas.

Ângela Ferreira iniciou seus estudos de Dança em 1977 na cidade de Pelotas (RS), formou-se na técnica clássica pela Escola de Ballet Vera Bublitz (Metodologia Russa) e pelo Estúdio Niurka Naranjo de Saá (Metodologia Cubana). Complementou seus estudos em Cuba (Escola Nacional de Ballet), na Argentina (Teatro Colón) e nos Estados Unidos, tendo cursado na Juilliard School of Ballet de Nova York o curso de aperfeiçoamento para bailarinos.

Em 1990 foi a partner brasileira mais jovem de Fernando Bujones (então 1º bailarino do American Ballet Theatre dos Estados Unidos). Dançou ainda ao lado de grandes nomes do Ballet mundial tais como: Medhi Bahiri (USA), Nikolaj Hübbe (Dinamarca) e Yosvani Ramos (Cuba) sempre atuando como primeira bailarina.

Em 1998 graduou-se em Pedagogia – Educação Infantil – pela UFRGS, em 2001 fez especialização em Educação Psicomotora pelo UNILASALLE e em 2007 titulou-se Mestre em Educação pela PUCRS. Seus estudos versam sobre desenvolvimento infantil e aprendizado da dança. Entre os anos 2007 e 2012 foi professora e coordenadora do Centro Municipal de Educação em Dança – Escola Municipal José Loureiro da Silva. Atualmente é professora e diretora do Estúdio de Dança Ângela Ferreira.

Abraços

Ângela Ferreira

Leave a Comment